segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pessoa distante, tem a vida e o pensamento parecido com o meu.

A algum tempo atrás ouvir uma música, achei linda e fiquei pensando: de quem será? ai como sou louca por musica é uma coisa que me toca bastante e faz parte da minha vida, fiquei a observa-la. De repente comecei a conhecer a voz e achei que era de Phil Collins um cantor que gosto muito pois faz parte da minha adolescencia, assistindo a tv, ouvi que iria passar um especial do mesmo, então decide colocar para gravar para ver se aquela musica seria tocada e se era dele. Ontem 21/11 o Programa passou, comecei a assistir e achei meio estranho pois as musicas que tocavam, apesar de conhecer o ritmo não eram novas, sente já tinha escutado antes, então como se respondesse a minha dúvida ele falou para o publico mais ou menos assim: " voces devem estar se perguntando o porque de eu estar cantando este tipo de musica, mais o que acontece é que eu decidi fazer um álbum com músicas que me levam de volta a minha infância, ao tipo de música que eu ouvia naquela época, porque era muito bom". Então cantou mais umas musicas e se despediu do público, fiquei triste pois o meu poder de perceber quem cantava as musicas a qual eu sempre adivinhava não estava certo, todos os músicos foram embora, ai o coração ficou triste, dai a pouco todos voltaram e ele falou: "agora vou cantar a música principal do álbum, e ai começou a cantar a minha música a musica que eu havia acertado que era ele que cantava, eu não me dei, sente uma coisa que não dava para me conter me deu uma vontade de chorar pois eu queria tanto ouvi-la e saber quem cantava, e então o nome da musica é: Going Back que por sinal é o nome do álbum, e agora porque esta musica mexeu tanto comigo? apesar de não entender nada do que ele dizia esta musica me tirava do ar me fazia voltara a minha infância e eu sentia uma coisa boa dentro de mim uma felicidade que não sabia explicar, o ritmo, a melodia tudo tão esclarecedor, então resolvi olhar a tradução e pasmem olha só que diz a letra:

Goin 'Back
Acho que vou voltar
Para as coisas
Eu aprendi muito bem
Na minha juventude

Eu acho que estou retornando a
Aqueles dias
Quando eu era jovem o suficiente
Para saber a verdade

Agora não há jogos
Apenas para passar o tempo
Não há mais livros para colorir
Não há sinos de Natal para badalar

Mas, pensando como jovem
E envelhecendo
Não é pecado
E eu posso jogar
O jogo da vida para ganhar

Lembro-me do tempo
Quando eu não tinha vergonha
Para chegar a um amigo
E agora eu acho que eu tenho
Muito mais do que
Uma corda de pular para emprestar

Agora há mais o que fazer
Do que assistir meu veleiro deslizar
E todo dia pode ser a corrida do
Meu tapete mágico
E eu posso brincar de esconde-esconde com meus medos
E viver meus dias ao invés de contar os meus anos

Vamos deixar que cada um debata a verdadeira realidade
Eu prefiro ver o mundo do jeito que costumava ser
Um pouco de liberdade é
Tudo o que falta
Então me alcance se puder
Eu vou voltar


olha é voltar no tempo quando se ver que o tempo passou, é meio estranho, não é com tristeza é com admiração, pois vendo como se esta vivendo hoje as vezes é necessário se voltar ao passado, sempre faço isto e viajo, viajo nas minhas emoções e é muito bom pois parece que estou vivendo o ontem hoje.

Experimente, com certeza se voce tiver um controle da situação vai ser bom.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Fé


O Que é Fé?

 (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme convicção de algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
 como qualquer manifestação de convicção acompanha absoluta abstinência à dúvidapelo antagonismo inerente à natureza destes fenómenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, sendo a fé uma forma de convicção, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos creracreditarconfiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano, porém, de relevância pouco conveniente numa certa situação, por exemplo: Um apostador numa casa de jogos tem conciência de que pode perder, mas realiza a aposta mesmo assim pois considera o risco pouco crítico, seja pelo possível prejuízo pouco significativo, pela possível recompensa altamente justificável ou uma junção ponderada dos dois fatores... Em outras palavras "Porque vale a pena arriscar". Da mesma foram é possível confiar ou acreditar em alguém sem tercerteza, como num pagamento de resgate mediante o sequestro de um familiar.
É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, umaideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, umparadigma popular social e historicamente instituido, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismos ou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular, ou até um pleonasmo, posto que acreditar ou ter fé são expressões que designam um mesmo sentimento. Ou seja, "acreditar por fé" significa "acreditar por acreditar".
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Família: Irmãos

Uma família que foi criada com uma maneira de viver que hoje em dia não se ver mais, assim é a família na qual vou citar.
Um pai uma mãe, e alguns filhos, misturado, homens e mulheres, quanta coisa para viver e aprender, uns com mais regalias e outros com muita pressão, e ai qual o final disso tudo, o que pode sair dai? Eu vou te contar em algumas palavras.
Quando se cria uma família achando que os homens são sempre mais importantes que as mulheres, resulta em mulheres desgastadas, cheias de traumas, criando outras pessoas também cheias de traumas que geram filhos, cheios de trauma e no final ta todo mundo traumatizado. O que ficou de bom destes pais que criaram filhos assim? Apesar de tudo união e responsabilidade em uns e total relaxamento com outro, falta de compromisso, desapego ao irmão e mais valor a terceiros, como: namoradas e amigos. De tudo isto saiu cada um com uma personalidade, sendo que alguns mudaram para melhor, outros não evoluíram e outros se entregaram ao desespero total em suas vivências. Achar que por ser o mais velho sabe de tudo e detém o controle com os outros e ao mesmo tempo perdendo o controle geral de que realmente deveria controlar, nem a sua própria vida vive porque esta sempre querendo viver a vida dos outros. Outro desencadearam no caminho de bebedeiras e desperdício de tudo, jogando fora o que realmente entereça, amor, atenção, solidariedade, e união, tudo em troca de farra, "amigos" importante, para aumentar o ego, mulheres ao redor sem personalidade, cabeça vazia.
Para simplificar e não me tornar repetitiva nesta historia, o que eu quero passar é que uma família só consegui ser feliz, se tiver um bom alicerce, se for bem adubada, é como uma construção de uma casa ou como cuidar de uma planta, tem que regar todos os dia ou seja , dar o exemplo para que os filhos aprendam a distinguir o certo do errado.
Amor acima de tudo, exemplo e compreensão, isto forma uma boa família.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

De quem é a culpa?...


Hoje aconteceu uma coisa comigo que me fez refletir, conversando com pessoas próximas, vi que eu estou mudando a cada dia com relação a filhos.
Depois de ter passado por uma situação não agradável ou seja por uma experiência cansativa com um filho, percebi que eu devo deixar a vida tomar realmente o seu rumo e deixar as coisas acontecerem pois se você se acaba se entrega, a uma situação por causa de um filho, ele nunca vai reconhecer, ele nunca vai entender qual é realmente a sua posição diante daquela situação, por melhor que ele seja, o dom de discordarem de tudo que nós pais dizemos, já esta entranhado nas veias, é como uma droga que quando injectada começa a fazer o seu efeito devagarinho tomando conta de todo o organismo: assim é um filho com os ideais dele o que ele acha que realmente interessa e ponto.
para a felicidade de ambos pais e filhos percebi que o ideal é você de maneira alguma viver a vida do seu filho, ou seja aqueles pais que se projetam em cima do filho, aqueles que encruada na mais chula maneira de dizer, gostariam de fazer(direito, medicina, engenharia, ete..) e não poderam fazer, ai focam isto em cima dos filhos e ai soooooooooooooooooooofrem porque o filho não fez e diz: "você frustrou o meu sonho de ver você formado, eu queria que você fosse Dr." ei! e ai onde esta a vontade do filho. viu só como esta coisa é complicada, ai você vai dizer ele: não fez nada que eu queria.
Isto aconteceu comigo e ainda esta em fases, ou seja desacontecendo porque eu estou aprendendo a desfazer esta ideias da minha cabeça.Olha só eu gostaria de ter netos, mais isto não são os meus filhos que dizem sou eu que quero, e ai eu estou agindo errado, então tenho que deixar de pensara assim ai sooooooooooooooooooofro, por uma coisa que não me pertence a vontade tem que ser deles.
Da mesma maneira é aquela situação em que um filho faz uma coisa que você esta vendo que não vai dar certo, ai ele vai insiste e faz, e ai da tudo errado, o que você faz? apoia, apoia, apoia, porque? esta no coração de mãe apoiar sempre o filho e o filho? pouco se importa se a mãe ou o pai se destruiu para que aquela teimosia dele fosse concretizada.
Olha simplificando a coisa, seja mais você, mãe ou pai sempre mas com o coração no lado da razão, porque a decepção é certa e você ainda tem que engolir, ficar calado e dizer meu filho(a) vai passar.
Acredite é assim.

domingo, 26 de setembro de 2010

Consegui,Atravessei a barreira....

Depois de 20 dias passados a data do meu aniversário, estou escrevendo para falar do que sentir, agora que estou dentro da idade ou seja na faixa dos ENTA. Olha eu como sempre fui uma pessoa sem problemas com a minha idade, sou bem resolvida com relação a isto não senti nada de diferente, continuo a mesma, a única diferença é que eu quero as coisa pra ontem, ou seja acho que se temos que fazer algo tem que ser agora, hoje, nada de esperar para depois, o depois pode ser muito tarde o tempo ta passando muito rápido e como dizia Cazuza " o tempo não para" e só por isto eu acho que não se pode deixar para depois se a tua necessidade é agora ou seja o que você pretende fazer para estar bem, não pode esperar, tem que se fazer se não der certo, faz novamente até acertar.
Outra coisa, que eu quero passar para as pessoas que estão próximos aos 50, que não fiquem achando que estão velhos ou que não podem isto ou aquilo. se por acaso pensar assim lembre o seguinte: Quanta gente gostaria de fazer esta idade e não fez porque desencarnou bem antes, então aproveite, curta esta oportunidade que o nosso Pai que é Deus nos deu de estarmos vivos e aproveitar.
Viva a cada dia como se fosse o ultimo, aproveitando a vida com respeito ao próximo e cuidando de se próprio, o resto a vida se incumbe de fazer.
Seja feliz independente de sua idade.

sábado, 4 de setembro de 2010

NOSSO LAR (COMENTÁRIO) SOBRE O FILME

Quero deixar aqui o meu comentário sobre o filme Nosso Lar, a vontade de assistir era tão grande que não pude me conter e assisti no dia da estreia nacional ou seja, dia 03/09. Peguei a sessão das 18:20, decide assistir em cima da hora pois estava em duvida se queria assistir mesmo, ora não da para entender não é? quem estava tão ansiosa, mas o que acontece é o seguinte: as vezes em qualquer coisa você sabe de tudo mas não quer ver porque vendo você vai ter a certeza, era mais ou menos isto que estava acontecendo, eu estava muito eufórica com relação ao filme pois li até o meio e ouvir através do audiobook, mas você ver é outra coisa. Tive o prazer e a felicidade de conhecer o protagonista do filme, Renato Prieto no centro espirita o qual eu frequento, e ele falou um pouco sobre o filme e o que ele passou para fazer as cenas do Umbral, emagrecendo muito para isto e outras coisas mais. Voltando ao comentário; entrei e comecei assistir ao filme e no começo não sente nada fiquei sem reação como se aquilo fosse um filme qualquer que eu estava assistindo e que o final seria feliz. mais houve um momento em que acordei deste delírio ao qual eu me envolvi e percebi que o que estava assistindo era a verdade de nossas vidas, é o que todos de alguma maneira vamos passar, a diferença é que local em que você vai, depende do seu grau de conhecimento, digo "estudo" e merecimento. Percebi que o tempo é cada vez mais curto, e as pessoas são muito ligadas no material, e não se dão conta de como devem aproveitar a vida com coisas utéis o tempo é curto e precioso. Ta tudo ai na cara da gente, a vida ta mostrando o tempo todo: Olha aquele que ta do seu lado dê mais valor a pessoa, tem mais amor ao seu pai ou mãe ou irmão ou sobrinho ou cunhado ou marido ou filho ou amigo ou colega ou qualquer um que todos que te cercam de alguma maneira, certamente cada um tem uma função na sua vida.Outro detalhe importante, ou melhor o mais importante; cuide de seu corpo, de sua saúde, olhas os vícios as coisa que não fazem bem nenhum a sua saúde, todos eles mais tarde vão te trazer respostas negativas.
Procura passar para as pessoas o seu lado bom sempre, abraça a tua família com amor, lembra que por mais que nos possamos nos encontra um dia em outra vida, o resgate tem que ser feito aqui, então mãos a obra vai e faz a tua parte, com certeza você com o tempo vai saber o que é certo e o errado, independente de Religião, todos nós teremos o mesmo fim, o desencarne.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma Dica Especial para voce que trabalha fora. (CONGELAMENTO)

Pesquisando na Net, descobri este site que ensina como congelar varias coisas, que costumamos perder no dia a dia.
Segue Abaixo as dicas para você.






O CONGELAMENTO E SUAS VANTAGENS

O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos, retirando-lhes o calor até que a temperatura apropriada atinja seu interior. Para proporcionar tais condições de temperatura e merecer a designação de FREEZER, o congelador deve operar a -18 graus centígrados no mínimo. Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Nesse estágio, o desenvolvimento de micro-organismos e o conseqüente processo de deterioração são drasticamente retardados. O congelamento não altera as características dos alimentos ao natural ou já preparados, conservando seu sabor, coloração e propriedades nutritivas, desde que submetidos ao mesmo em boas condições e de acordo com as técnicas recomendadas.

As vantagens do congelamento são inúmeras e evidenciam-se na medida que o usuário se familiariza com o freezer:

CONFORTO
- com o uso do freezer, a tarefa diária de cozinhar se torna obsoleta - em 1 ou 2 dias é possível preparar um cardápio para semanas, do café matinal à refeições completas.
- as compras no supermercado e outros fornecedores se tornam muito menos freqüentes.
- os atropelos comuns aos dias de festas e recepção são eliminados através do preparo antecipado de doces, tortas, salgadinhos etc.
- visitas inesperadas não provocam atribulações quando se trata de servir um lanche ou refeição.

ECONOMIA
- cozinhar maiores quantidades de alimentos é outra das vantagens básicas do congelamento, acarretando menor consumo de gás - por exemplo: cozinhar 3 quilos de carne praticamente o mesmo tempo do que cozinhar 1 quilo.
- armazenar-se alimentos adquiridos a preços mais baixos no atacado, durante as safras ou em promoções especiais.
- o desperdício é virtualmente eliminado, pois os alimentos são congelados em porções e retirados do freezer na quantidade certa para cada ocasião.

SAÚDE
- a preparação antecipada de um extenso cardápio possibilita a variação diária de pratos, facilitando o balanceamento da alimentação.
- é possível consumir legumes, frutas e outros alimentos fora de sua época de safra, com sabor e propriedades nutritivas inalteradas.

INSTRUÇÕES GERAIS

I - PROCEDIMENTOS INICIAIS
Para colocar o freezer em funcionamento, siga as "instruções de instalação e ligação "contidas no MANUAL DE INSTRUÇÕES DO FREEZER.
Deixe-o ligado por 5 horas, totalmente vazio e com a porta fechada, antes de armazenar a primeira carga de alimentos. Leia o manual até o fim antes de preparar a primeira carga de alimentos; consulte-o sempre até adquirir prática. Se possível, faça um curso de congelamento - quanto mais se conhece sobre o freezer, mais benefícios se obtém com a sua utilização.

II - TÉCNICAS BÁSICAS DE CONGELAMENTO
Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos.
Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário - o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Esfriar rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para a manutenção de suas propriedades. Para evitar a perda de umidade dos alimentos, é essencial que os mesmos sejam embalados com material à prova d'água; durante o empacotamento, os alimentos já embalados devem permanecer no refrigerador até que todos possam ser colocados de uma só vez no freezer. Os alimentos só devem ser retirados do freezer imediatamente antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas após o descongelamento (frutos do mar até 12 horas). Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto.

III - A EMBALAGEM
A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer, evita a passagem de aroma, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado.

Para alimento sólidos, recomenda-se o uso de:

a) - Sacos de Polietileno Incolor (atóxico), novos ou isentos de resíduos. Após a colocação dos alimentos, o ar é retirado com o auxílio de um canudo ou mini-bomba especial, fechando-se a abertura com arame plastificado.

b) - Folhas de Alumínio, duplas e bem pressionadas, com a face mais brilhante em contato com o alimento.

c) - Recipientes Plásticos com Tampa, fechados com fita-crepe caso não proporcionam vedação hermética. Se o alimento não chegar ao nível da tampa, indroduz-se folha de alumínio, papel-manteiga ou plástico no espaço vazio,
para evitar a formação de cristais de gelo.

d) - Bandejas e Pratos Aluminizados, com tampa: agir de acordo com as instruções do item anterior; não havendo tampa, envolva a bandeja ou prato com alimento num saco plástico, extraia o ar e feche com arame plastificado.

e) - Plástico Aderente, vendido em rolos, bem pressionado sobre os alimentos para evitar bolhas de ar e vedado com fita-crepe.

f) - Potes e Travessas tipo Pirex, que também são muito práticos para congelamento, só devem ser levados ao forno para descongelamento quando este estiver frio; caso contrário ocorrerá choque térmico (trinca). Para não ficar com os recipientes tipo pirex retidos no congelador, basta revesti-los previamente com plástico e desenformar os  alimentos depois de congelados, levando-os novamente ao freezer devidamente acondicionados.

Para alimentos líquidos, aconselha-se:
- Potes de Vidro
- Recipientes Plásticos
- Formas de Gelo

Obs.: Como os líquidos se expandem no processo de congelamento, é necessário deixar uma margem de cerca de 2 cm da borda dos potes e recipientes.
Nota: As embalagens devem ser etiquetadas, constando as datas de preparo e validade para consumo, o tipo do alimento ou seu número (caso se utilize um índice).

IV - ARMAZENAMENTO
Desde a primeira carga de alimento a congelar, o armazenamento deve ser efetuado em lotes que não excedam 5% da capacidade do freezer e com intervalo de 12 a 24 horas entre um lote e outro. Um freezer de 280 litros, por exemplo, só deve receber 14 quilos de alimentos de cada vez. Os alimentos devem ir para o freezer já resfriados, sendo primeiramente colocados em contato com as placas frias, podendo ser empilhados depois de congelados. Ao recarregar o freezer, não encoste os alimentos frescos aos já congelados.
Registrar por escrito o estoque de alimentos, anotando as retiradas, e utilizar cada compartimento para um determinado tipo de produto facilita o controle de estoque e o manuseio dos alimentos.

V - PERÍODOS DE ESTOCAGEM
Ver nos capítulos específicos para cada tipo de alimento.

VI - O DESCONGELAMENTO
O descongelamento é o processo que devolve aos alimentos seu estado anterior, devendo transcorrer conforme as modalidades abaixo, sem a utilização de água diretamente sobre os mesmos:

a) - Descongelamento na temperatura ambiente, apropriado para tortas, bolos, doces e frutas, que devem descongelar ainda embalados.

b) - Descongelamento no refrigerador, para alimentos cujo descongelamento deve ser lento, tais como carnes cruas e queijos.

c) - Descongelamento no forno ou fogão, indicado para todos os pratos prontos (assados, ensopados, molhos etc).

VII - DEGELO E LIMPEZA DO FREEZER
Efetue o degelo e a limpeza do freezer de acordo com as indicações do MANUAL DE INSTRUÇÕES DO FREEZER.
Obs.: Abra o freezer somente quando necessário - isto evitará maior penetração do ar ambiente, cuja umidade condensada provoca acúmulo de gelo.

XIX - PREPARAÇÃO ESPECÍFICA DOS PRINCIPAIS PRATOS
- Tortas Salgadas - usar farinha de trigo em lugar da maizena para engrossar; deixar esfriar em temperatura ambiente antes de embalar; descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; em caso de pressa, envolver em folha de alumínio e levar ao forno.
- Sopas - cozinhar primeiro a carne com os temperos, acrescentar os legumes e por último o macarrão, que deve ferver por 3 minutos no máximo; descongelar no refrigerador ou em panela de pressão com 5 colheres (sopa) de
água.
- Ensopados - usar farinha de trigo se desejar engrossar; descongelar como as sopas.
- Assados - resfriar antes de secar o molho e embalar o assado inteiro e o molho em potes, ou o assado fatiado junto com o molho; descongelar no forno, envolto em folha de alumínio. Obs.: as aves não devem ser congeladas com
recheio.
- Molhos - o ideal é preparar em grandes quantidades, embalando em potes com margem para expansão (não usar embalagens de alumínio); descongelar no refrigerador ou em panela de pressão para não secar.
- Strogonoff - refogar a carne com os temperos, sem colocar o creme de leite; resfriar e embalar; descongelar em panela de pressão com 5 colheres de água, adicionando o creme de leite quando estiver fervendo.
- Arroz - usar 1 xícara e meia de água para cada xícara de arroz, refogando com os temperos; resfriar e embalar em porções; descongelar em panela de banho-maria de forma que o vapor penetre no arroz.
- Purê de batatas - amassar a batata ainda quente e acrescentar a manteiga; resfriar e embalar; descongelar embalado em banho-maria, acrescentando em seguida o leite e o sal.
- Caldos - preparar os caldos concentrados, guardando em formas de gelo; depois de congelados, reembalar em saco plástico.
- Cuscuz - não usar ovos no preparo; embalar em recipientes plásticos rígidos; descongelar em panela de banhomaria, de forma que o vapor penetre; decorar depois de descongelado.
- Feijão - preparar normalmente, sem deixar que os grãos amoleçam muito; resfriar e embalar; descongelar colocando um pouco de água fria numa panela de pressão, abrindo quando formar pressão; ferver um pouco mais se desejar caldo mais espesso. Obs.: O mesmo procedimento se aplica à feijoada, lentilha, grão-de-bico etc.
- Panquecas - congelar recheadas e com molho ou só os discos, separados por folhas plásticas e embalados num saco plástico; descongelar as panquecas recheadas no forno, cobertas com folha de alumínio, e os discos em temperatura ambiente.
- Lasanhas - congelar prontas (substituir a maizena por trigo no molho branco) montando num pirex forrado com plástico levar ao freezer por 2 horas, desenformar e embalar em saco plástico (pode permanecer no pirex se não
houver necessidade de liberá-lo); descongelar no refrigerador ou em banho-maria, usando uma assadeira com água fria para não causar choque térmico; cobrir com folha de alumínio e levar ao forno.
- Caneloni, Ravioli e Capeleti - podem ser congelados prontos ou não; quando prontos, o procedimento é igual ao da lasanha.
- Suflê - pode ser congelado pronto, embora perca sua textura original ao ser descongelado.
- Bife à Milanesa pronto - fritar em óleo novo, resfriar e embalar em folha de alumínio ou papel aderente; descongelar no forno, inicialmente em temperatura baixa, aumentando após o descongelamento.
- Bife à Milanesa cru - embalar em folha de alumínio, guardando sem colocar um sobre o outro; descongelar no refrigerador ou fritando em bastante óleo, poucos de cada vez.
- Docinhos - brigadeiro, olho-de-sogra, beijinho, cajuzinho e outros devem ser congelados antes de embalar; descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; doces caramelados não congelam, devendo receber o caramelo no dia em que serão consumidos.
- Sobremesas - musses, tortas (inclusive de ricota), quindim, papo-de-anjo, doces de frutas, pão-de-ló, bolachas, maria-mole e muitas outras sobremesas congelam perfeitamente.
- Tempo de conservação (pratos prontos, doces ou salgados): 3 meses.

XX - RECOMENDAÇÕES GERAIS
1 - a programação do cardápio facilita as compras e o preparo dos alimentos.
2 - utilizar sempre o que estiver congelado há mais tempo.
3 - não esquecer de etiquetar tudo, evitando a perda de alimentos por ultrapassar do limite de tempo de conservação.
4 - é conveniente ter sempre no freezer os temperos mais utilizados.
5 - para transportar alimentos congelados usa-se caixas de isopor com blocos de gelo, feitos em caixas plásticas e
embalados em sacos plásticos (colocar primeiro os alimentos, e em seguida os blocos).

XXI - ALIMENTOS QUE NÃO SÃO APROPRIADOS PARA CONGELAMENTO
- Maionese
- Saladas cruas
- Gelatinas
- Claras em neve ou cozidas
- Batatas cozidas
- Manjares
- Ovos cozidos
- Pudins cremosos
- Creme de Leite
- Curau

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS

I - CONGELAMENTO DE VEGETAIS
Os vegetais a congelar devem ser frescos e bem lavados, retirando-se as partes danificadas, permanecendo no refrigerador até a hora da preparação.
Fases da preparação:

a) Branquear (escaldar) os vegetais em 2,5 litros de água, mergulhando cerca de 300 g cada vez, com o auxílio de uma peneira. Os vegetais deverão ficar imersos na água fervente pelo tempo indicado na tabela adiante. A mesma água pode ser usada para até 8 porções do mesmo tipo de vegetal, aguardando-se levantar fervura antes de mergulhar nova porção (para vegetais diferentes é necessário trocar a água).

b) Resfriar os vegetais no mesmo espaço de tempo em que foram escaldados, também com o auxílio da peneira. Passar primeiramente os vegetais em água fria corrente e em seguida mergulhá-los em água com gelo.

c) Secar bem, embalar e etiquetar.
Tabela para Branquear e Resfriar Vegetais:

Vegetais - Minutos
Aipo - 4
Abóbora cortar em pedaços - 3
Abobrinha cortada em pedaços - 2
Acelga em folhas - 2
Acelga talos - 2
Alcachofra - branquear com água e limão - 8
Alho porró  - 4
Almeirão - 2
Aspargo - 4
Batata (congelar frita/refritar antes de servir)
Beterraba inteira, tamanho médio - 8
Berinjela (melhor como prato pronto) - 4
Brócolis deixar de molho 30 min., escaldar em água e sal - 4
Cenoura inteira - 5
Cenoura em rodelas - 3
Chicória - 2
Chuchu (melhor como prato pronto) - 2
Cogumelo deixar de molho em água, limão e sal por 5 min, escaldar e congelar com água - 3
Couve - 2
Couve-Flor (somente os buquês) - 3
Ervilha fresca em grãos - 2
Ervilha fresca em vagem - 3
Espinafre espremer para tirar toda a água; não usar a água do branqueamento - 2
Favas, somente os grãos - 4
Mandioca, limpar e cortar - 8
Mandioquinha - 5
Milho em espiga - 8
Milho em grãos - 3
Mostarda - 2
Nabo - 5
Palmito, branquear com água e limão - 5
Pimentão - 2
Quiabo inteiro - 3
Repolho - 2

Obs.: Tempo de conservação dos vegetais branqueados: 10 meses
Em pratos prontos, permanecem conservados por 3 meses.

II - DESCONGELAMENTO
Os vegetais branqueados amolecem no freezer, necessitando de cozimento mínimo, e seu congelamento pode ser efetuado de formas diferentes:

a) - Levar os vegetais ao fogo numa panela com água até ferver.

b) - Descongelar com o vapor em panela de banho-maria (cuscuzeira).

c) - Colocar os vegetais numa panela de pressão e acrescentar 3 colheres de água; depois que formar pressão, deixar por 2 minutos.

d) - Levar os vegetais ao fogo numa panela com água e temperos para refogar, deixando a panela tampada (fogo mínimo).

Temperos

Alho - descascar e colocar os dentes num pote rígido, cobertos com óleo; retirá-los conforme a necessidade, com o auxílio de uma colher.

Cebola - picada ou cortada em rodelas: proceder como no caso do alho; inteira: tirar a pele e colocar quantas quiser num saco plástico, extraindo o ar; ralar a cebola ainda congelada e guardar as restantes sem esquecer de extrair o ar.

Salsinha e demais temperos verdes - lavar, secar e guardar num recipiente plástico com tampa, compactando bem; retirar cada porção necessária raspando com uma colher; preencher o espaço entre o tempero e a tampa antes de guardar a quantidade não utilizada.
Obs.: Tempo de conservação do Alho, Cebola e Salsinha: 6 meses.

Tomate - maduros e firmes, cortados em pedaços; levar ao fogo ½ kg de cada vez, numa panela sem água, pressionando levemente com uma colher por 2 minutos; resfriar também por 2 minutos e bater no liqüidificador, passando em seguida por uma peneira; temperar cada litro do suco resultante com ½ colher (chá) de açúcar ou sal e congelar em formas de gelo ou potes (com espaço para dilatação). Tempo de conservação: 12 meses.

Sucos de vegetais crus - congelar em formas de gelo ou potes (com espaço para dilatação). Tempo de conservação: 4 meses.

Vegetais ao natural - podem ser congelados bem frescos sem branquear:
Couve-mineira, ervilha, mandioca (limpar, lavar, secar e embalar individualmente em papel aderente ou plástico), milho verde, pimentão (uso como tempero).

III - CONGELAMENTO DE FRUTAS
Com exceção da banana e da pêra d'água, todas as frutas podem ser congeladas inteiras ou cortadas, em forma de purê ou suco, devendo-se descascar e retirar os caroços imediatamente antes do congelamento, que apresenta 3 variantes:

a) - Ao natural

b) - Com açúcar - passar a fruta em açúcar ou bater no liqüidificador com açúcar.

c) - Em calda - ferver água e açúcar em quantidades iguais, deixar esfriar e cobrir as frutas até que fiquem totalmente imersas na calda; para frutas com tendência a escurecer pela oxidação, preparar a calda com ácido ascórbico na seguinte proporção:
- 1 xícara de água/1 xícara de açúcar/ ½ colher (chá) de ácido ascórbico (vitamina C concentrada).
Em ambos os casos, deixar margem de expansão ao embalar.
Preparação:
Abacate - bater com limão e açúcar no liqüidificador.
Abacaxi - cortar em fatias ou pedaços, congelar com açúcar ou em calda, ou ainda em forma de suco.
Ameixa - cortar ao meio e congelar em calda ou com açúcar.
Amora - não lavar, congelando ao natural, em calda ou com açúcar.
Cereja - lavar, secar e tirar os caroços, congelando em calda ou com açúcar.
Coco - ao natural, em pedaços ou ralado.
Figo - inteiro, em calda; servir antes de descongelar totalmente.
Goiaba - em calda, sem as sementes.
Jabuticaba - ao natural.
Laranja - em gomos, sem a pele branca e as sementes, em calda ou com açúcar; em forma de suco espremer levemente.
Limão - raspar a casca e guardar em vidrinhos para aproveitamento em bolos; congelar em forma de suco.
Maçã - de preferência para tortas ; descascar, cortar em fatias, retirar as sementes e mergulhar numa solução de água e
sal (2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal) por 5 minutos; congelar em calda com ácido ascórbico.
Maracujá - bater ligeiramente e congelar o suco.
Manga - cortar em fatias e congelar em calda.
Melão - cortar e congelar em calda; servir ainda gelado.
Morango - com açúcar; congelar em aberto, embalando posteriormente.
Pêra - somente a do tipo caseiro, para doce; congelar em calda com ácido ascórbico.
Pêssego - descascar e tirar o caroço, congelando em calda com ácido ascórbico.
Uva - em forma de suco.
Pinhão - cozido e sem casca.
Castanha - cozida e sem casca, em forma de purê.
Oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) - retirar a casca e congelar inteiras, ao natural; descongelar em temperatura
ambiente.
Sucos ou Chás - concentrados e congelados em formas de gelo.
Obs.: Tempo de conservação: 6 meses

IV - DESCONGELAMENTO
Em temperatura ambiente ou acelerado sob água corrente (na embalagem)

V - CONGELAMENTO DE CARNES
Todos os tipos de carnes podem ser congelados, bem como os miúdos e os derivados. A carne ideal para congelar é a fresca, embora não seja aconselhável congelar carne de animal recém-abatido, esta deverá permanecer de 24 a 48 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. A carne que já tenha sido congelada crua, como a vendida nas épocas de entressafra, só pode ser recongelada sob forma de prato pronto. Não se deve lavar e temperar a carne a ser congelada; apenas tirar os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento. A carne deve ser embalada sem ser dobrada, e em porções isoladas para cada refeição.

Preparação:

a) - Bifes e Hamburgers - congelar individualmente em forma de alumínio ou pirex forrada com plástico, colocando-os lado a lado; forrar novamente e colocar mais uma camada de bifes, cobrindo também com plástico; deixar no freezer por 2 horas e em seguida embalar todos juntos num saco plástico, retirando-os conforme a necessidade.

b) - Filé mignon, Fígado e Lombo de Porco - devem ser duplamente embalados.

c) - Demais carnes - embalar sempre hermeticamente.
Tempo de congelamento:
Carne bovina fresca - 12 meses
Miúdos de bovinos frescos - 3 meses
Carne bovina processada comercialmente - 2 meses
Carne moída - 3 meses
Hamburgers - 3 meses
Carne de porco fresca - 6 meses
Lingüiça e Salsicha - 2 meses
Bacon (tende a concentrar o sal) - 2 meses
Tender e Presunto - 4 meses
Carneiro e Coelho - 8 meses
Vitela - 4 meses
Caça - 12 meses

VI - DESCONGELAMENTO
O descongelamento ideal de carnes é efetuado no refrigerador, de um dia para o outro. Mas se não for possível utilizar este método, proceder conforme as instruções abaixo ( a carne não pode ser mergulhada em água ou lavada, pois perde suas propriedade):

Bifes e Hamburgers - podem ser fritos ainda congelados em fogo forte, numa frigideira com tampa, deixando-se uma abertura para não cozinhar.

Lagarto, Coxão mole e demais carnes p/assar - levar ao forno envolvida em folha de alumínio até descongelar parcialmente; temperar e levar novamente ao forno para terminar de descongelar e assar.

Coxão duro, Músculo e demais carnes p/sopa - coloque a carne congelada diretamente numa panela com água fria, tempere e deixe cozinhar.

Carne moída - havendo necessidade de refogar, coloca-se numa panela com os temperos, tampando após mexer com uma colher para não grudar (fogo mínimo).

Salsicha - colocar numa panela com água fria em fogo mínimo.

Lingüiça - descongelar numa panela com água e óleo; ao secar a água, automaticamente terá início a fritura.

VII - CONGELAMENTO DE AVES
Se a ave for abatida em casa ou no momento da compra, deverá permanecer por 6 horas no refrigerador antes de ir para o freezer. No caso de ave já resfriada, isso se torna desnecessário. Para congelar uma ave inteira crua, é necessário passar manteiga em sua pele para evitar ressecamento. Os miúdos
devem ser retirados e embalados separadamente (preencher a cavidade com papel ou plástico). No caso de frango a passarinho ou em pedaços, o congelamento pode ser feito individualmente, como no caso dos bifes, em porções isoladas para cada refeição. O saco plástico é a embalagem mais prática para o congelamento de aves, cujos ossos podem escurecer durante o processo, fato que não interfere no sabor ou qualidade.

Tempo de conservação:
Frango - 9 meses
Peru - 8 meses
Pato - 4 meses
Codorna - 6 meses
Miúdos - 3 meses

VIII - DESCONGELAMENTO
O descongelamento ideal de aves é o efetuado no refrigerador. Mas se for necessário acelerá-lo, mergulha-se a embalagem num recipiente com água fria. Para caldos ou sopas, os pedaços podem ser colocados ainda congelados na
panela com água fria. Para assar, leve a ave envolvida em folha de alumínio ao forno, em baixa temperatura; temperar e levar ao forno novamente em alta temperatura.

IX - CONGELAMENTO DE PEIXES
Os peixes para congelamento devem ser bem frescos ou já resfriados (se descongelarem durante o transporte, só podem ser congelados sob a forma de pratos prontos). O bacalhau pode ser congelado cru, retirando-se inicialmente todo o sal. A embalagem ideal é o saco plástico ou papel aderente, podendo ser usado o processo de congelamento individual, como no caso dos bifes.
Tempo de conservação:
Peixe magro - 6 meses
Peixe gordo - 3 meses

X - DESCONGELAMENTO
Os peixes podem ser descongelados no refrigerador, sob água corrente (ainda embalados) ou no formo, se forem para assar (colocar rodelas de batata sob o peixe, para não grudar na assadeira).

XI - CONGELAMENTO DE CRUSTÁCEOS MOLUSCOS
Assim como os peixes, os crustácos ou moluscos omprados já congelados não podem voltar ao freezer crus e pois de perderem a temperatura ideal durante o transporte.

Preparação:

Camarão - pode ser congelado cru, sem a cabeça ou totalmente limpo, lavar bem e banhar numa solução 1 colher (chá) de sal para cada litro de água; para congelamento do camarão limpo cozido, deixar ferver por apenas 5 minutos,
resfriando em seguida ( o congelamento individual é o mais prático para camarão, permitindo retirar a quantia necessária para cada refeição).

Siris, Caranguejos e Lagostas - após a limpeza, lavar bem e escaldar por 15 minutos, resfriando rapidamente.

Ostras e Mariscos - congelar apenas se forem frescos, lavando bem e levando ao fogo com pouca água para que as conchas se abram; resfriar rapidamente e embalar (com ou sem as conchas).

Polvo - limpar, escaldar por 2 minutos e resfriar rapidamente.
Tempo de conservação: 6 meses

XII - DESCONGELAMENTO
Pode ser efetuado no refrigerador, diretamente no fogo, com molhos e refogados, ou na frigideira.

XIII - CONGELAMENTO DE OVOS

São 3 as modalidades de congelamento de ovos:

Ovo inteiro - retirar da casca e mexer sem formar bolhas, com um garfo, adicionando para cada ovo uma colher (café) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior.

Gema - mexer levemente com um garfo, adicionando ½ colher (chá) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior; levar ao freezer em formas de gelo e retirar os cubos congelados, embalando-os num saco plásico para voltar
ao freezer.

Clara - ao natural, utilizando o mesmo processo de armazenamento das gemas.
Obs.: As claras não podem ser guardadas no refrigerador, pois desenvolvem a salmonela.
Tempo de conservação: 6 meses

XIV - DESCONGELAMENTO
O descongelamento lento, em recipiente tampados no refrigerador, é o mais indicado; as claras podem ser batidas ainda geladas. Para orientação quanto à proporção a utilizar a seguinte tabela:
1 ovo inteiro eqüivale a 3 colheres de sopa.
1 gema eqüivale a 1 colher de sopa.
1 clara eqüivale a 2 colheres de sopa.}

XV - CONGELAMENTO DE LATICÍNIOS
É indispensável que os laticínios a congelar sejam de boa qualidade e que seu prazo de validade para consumo não esteja vencido.

Preparação:
Leite Homogeneizado - secar bem a embalagem e levar diretamente ao freezer (pode ser empilhado depois de congelar).

Leite fresco - ferver por 10 minutos e resfriar.

Manteiga ou Margarina - congelar na própria embalagem ou em sacos plásticos.

Queijo - com exceção do queijo fresco tipo minas e da ricota, que congelam apenas quando usados como ingredientes, os demais congelam perfeitamente em porções de 250 g; embalar duplamente, primeiro com papel aderente e em
seguida com folha de alumínio.

Queijo ralado - congelar em sacos plásticos ou potes (não gruda, mesmo congelados).

Sorvete - congelar em lata ou caixa, cobrindo as porções não consumidas com plástico ou celofane; não recongelar o que for derretido.

Tempo de conservação:
Leite - 4 meses
Manteiga - 6 meses
Queijo - 8 meses
Sorvete - 2 meses

XVI - DESCONGELAMENTO
Leite - pode ser descongelado no refrigerador ou em temperatura ambiente; em caso de pressa, colocar um pouco de leite frio numa panela e adicionar o leite congelado, deixando em fogo mínimo (se a gordura se separar, bater no
liqüidificador). Demais laticínios descongelamento ideal é no refrigerador.

XVII - CONGELAMENTO DE PÃES, BOLOS, TORTAS E SALGADOS
É possível congelar a massa ou os pães prontos (não amanhecidos), que readquirem suas características originais após o descongelamento.

Pão Francês - embalar em sacos plásticos, extraindo o ar; descongelar em temperatura ambiente ou no forno, envolto em folha de alumínio.

Pão de Forma - embalar em plástico, de preferência em porções individuais.

Pão Recheado - embalar em plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno, envolvido em folha de alumínio (baixa temperatura até descongelar, aumentando em seguida).

Pão Doce - não deve ser congelado se tiver recheio de maizena.

Sonho - congelar sem recheio.

O congelamento de bolos apresenta bons resultados, recomendando-se preparar vários a cada fornada.

Bolo Simples - assar em formas aluminizadas pequenas ou em formas retangulares para cortar em pedaços; embalar frio em bandejas ou sacos plásticos; descongelar ainda embalados em temperatura ambiente ou no forno, por 15 minutos, envolto em folha de alumínio.

Bolo com Cobertura - depois de decorado, levar ao freezer sem embalagem; após 2 horas embalar em folha de alumínio ou saco plástico (tirar da embalagem antes de descongelar, para não danificar a decoração).

Torta - tanto a massa quanto a torta moldada sem assar podem ser congeladas, bem como a torta assada.

Torta Salgada - é mais prático congelar pronta, mas pode ir ao freezer crua; descongelamento em temperatura ambiente ou no refrigerador (pincelar a gema apenas no momento de ir ao forno).

Doces - não devem ser congelados se tiverem recheio de maizena ou cobertura de gelatina.

Pizzas - podem ser congeladas com todos os ingredientes ou só os discos, já assados e separados por plástico; quando já preparadas, com mussarela e recheios, levar ao freezer por 1 hora, antes de embalar individualmente.

Esfiha - congelar pronta, individualmente (como os bifes); descongelar no forno envolta em folha de alumínio.

Pastéis - preparar os pastéis com massa caseira ou pronta, levando ao freezer por 40 minutos; congelar individualmente e armazenar em saco plástico; retirar 30 minutos antes de fritar (ainda gelados) e usar bastante óleo, sem esquentar
muito, fritando um por vez.

Coxinhas - mesmo procedimento dos pastéis.

Croquetes - podem ser congelados fritos ou não; quando fritos, embalar em porções isoladas com papel aderente, saco plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno; quando não estiverem fritos, proceder como no caso dos pastéis.

Quibes - congelar assado ou frito, embalado em papel alumínio, plástico ou papel aderente; descongelar no forno.

Sanduíches - evitar recheios de tomate cru, alface, pepino e ovo cozido, pois estes não congelam; embalar individualmente em plástico aderente ou folha de alumínio; descongelar em temperatura ambiente, com a embalagem.

Tempo de conservação:
Pão doce - 3 meses
Pão caseiro - 2 meses
Outros pães - 4 meses
Bolo simples - 8 meses
Bolo decorado - 4 meses
Torta crua - 6 meses
Pizza disco - 4 meses
Pizza preparada (mussarela) - 3 meses
Pizza preparada (atum, camarão, lingüiça) - 1 mês
Esfiha - 3 meses
Pastéis - 3 meses
Coxinhas - 3 meses
Croquetes - 3 meses
Quibes - 3 meses
Sanduíches - 1 mês

XVIII - CONGELAMENTO DE PRATOS PRONTOS
Descobrir as vantagens do congelamento de pratos prontos é uma experiência fascinante, levando uma nova dimensão de conforto para o lar. E para que sejam obtidos os melhores resultados com essa modalidade de congelamento, basta que sejam observados os seguintes critérios:}

1 - cozinhar os alimentos por menor espaço de tempo do que o convencional, pois o processo amacia os alimentos. Usar também menos sal e temperos, que são realçados durante o congelamento, assim como o próprio sabor do prato.

2 - quando um alimento estiver pronto, deve ser resfriado rapidamente mergulhando-se a panela em água com gelo. Isso interrompe o processo de cozimento e preserva os valores alimentícios e o sabor.

3 - usar embalagens pequenas, que possibilitam retirar do freezer a quantidade ideal para cada refeição. Assim são evitados os desperdícios, inclusive porque um prato descongelado não pode voltar ao freezer.

4 - os recipientes plásticos rígidos com tampa são os mais apropriados para os pratos prontos. É importante não deixar espaço entre o alimento e a tampa, bem como extrair todo o ar, etiquetar e levar ao refrigerador até que esfriem
completamente, para então iniciar o congelamento.

5 - o descongelamento ideal ; e o mais rápido: direto ao fogo ou ao forno.

6 - consumir o alimento até 24 horas após o descongelamento, exceto no caso de frutos do mar, que devem ser levados à mesa até 12 horas depois de congelados.

Retirado do" Blog Receita de todos os dias."

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chegando aos 50 Anos sem Crise e com Disposição.

MULHER DE 50


Chegar à faixa dos 40, 50 anos, não é fácil. Neste período, costuma ocorrer a famosa crise da meia-idade, tanto para homens quanto para mulheres. Em geral, ocorre a sensação de que o mais importante da vida já passou e a dificuldade em lidar com as mudanças físicas.

De acordo com Carlo Strenger, professor do Departamento da Universidade de Tel Aviv, o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas deve fazer com que as pessoas mudem sua ideia de que esta fase seja algo ruim. “As pessoas passaram a viver vidas mais completas e com mais tempo. Então, precisamos deixar este estereótipo e começar a pensar em termos de ‘transição da meia-idade’, e não em crise”, afirma.
Em artigo escrito em parceria com o pesquisador israelense Arie Ruttenberg e publicado no ano passado na revista norte-americana Harvard Business Review, o professor afirmou que os anos posteriores à meia-idade representam a melhor época para prosperar e crescer. Baseado em pesquisa com evidências empíricas e estudos de campo, Strenger descarta o mito de que estar por volta dos 50 anos significa ter que se adaptar para diminuir expectativas.
“Se você faz um uso frutífero do que descobriu sobre você mesmo na primeira metade de sua vida, a segunda metade pode ser ainda melhor”, alega Strenger. Segundo a doutora em Psicologia Clínica, mestre em Gerontologia e colunista do iG, Dorli Kamkhagi, somente agora esta etapa da vida está deixando de ser vista como o momento antes de envelhecer. “Hoje, no caso da mulher, há uma preparação para viver este momento de transformação e também de descobertas, seja do corpo ou do trabalho. Nem todas as portas estão abertas, mas pode-se pensar em escolhas”, diz a especialista.
De acordo com a psicóloga Regina Maria de Albuquerque Pinheiro, autora do livro “Maria” (Editora Ottoni), que conta a história de uma mulher de meia-idade, existem muitos pontos positivos nesta faixa etária. “A grande maioria das pessoas ganha maior tolerância, paciência, capacidade para escolher melhor as empreitadas, por exemplo”, explica ela. “Além da estabilidade financeira que, normalmente, é alcançada, possibilitando mais viagens, por exemplo”, completa.
Ao chegarem à meia-idade, as mulheres devem perceber que já cumpriram muitas funções e é neste momento que há a possibilidade de escolhas. “Todas as transformações trazem algumas crises, mas é preciso entender que elas podem ser bem-vindas. Elas nos ajudam a viver uma etapa da vida que pode ser mais profunda do que imaginamos”, explica Dorli. Para ela, a mulher já possui maturidade o suficiente para perceber que algumas perdas são necessárias, mas que existem muitas outras possibilidades.
A meia-idade proporcione a transformação do corpo e, no caso das mulheres que tiveram filhos, a saída deles de casa. A mulher que chega aos 50 anos precisa olhar para si mesma. “Ela tem condições de pensar ,o que é bom para ela e no que não quer mais”, justifica Dorli.
Veja as dicas das especialistas para uma meia-idade tranquila:
- Desenvolva metas e vá atrás de objetivos que sejam realmente importantes para você
- Pense mais em você. Considere o que você mais preza e as suas qualidades e deixe de lado o que os outros esperavam de você
- Não tenha medo de superar obstáculos ao realizar novas mudanças em sua vida. Vale muito a pena investir em novas possibilidades
- Cultive as novas e antigas amizades. As pessoas que te conhecem melhor poderão te apoiar em novos rumos
- Reveja seus valores. Preste mais atenção em tudo aquilo que ganhou recentemente – e pense menos no que perdeu
- Mantenha a atividade do corpo, com exercícios, e da cabeça, com leituras e outros passatempos


Retirado da seção comportamento do portal IG.

Programa Linha Direta sobre José de Arigó (videos) + 3ª Visão da Band.

Esta é uma oportunidade que temos de ver, um relato sobre a vida de José Arigó, no programa Linha Direta da Rede Globo e o Programa 3ª Visão da Rede Bandeirantes sobre Edson Queiroz, ambos incorporavam o medico Dr Fritz.
Vejam os Videos:


1ª PARTE


2ª PARTE


3ª PARTE



4ª Parte


5ª PARTE



UlTIMA PARTE


VIDEO PROGRAMA 3ª VISÃO
COM ESDON QUEIROZ.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Edson Cavalcante Queiroz

(Recife, PE, 1950 – 1991)

Foi um médico ginecologista e médium brasileiro.


Destacou-se pela prática de cirurgias espirituais atribuídas ao espírito do Dr. Fritz e sucedeu a José Arigó e aos irmãos Oscar e Edivaldo Wilde.
Biografia
Infância e Juventude
Desde criança, Edson Queiroz manifestava dons mediúnicos, afirmando ser visitado pelo espírito de sua bisavó, o que não o deixava dormir, e brincar com pessoas que apenas ele enxergava. Mais tarde percebia índios e caboclos, confundindo-os com seres vivos.
No primeiro ano na Faculdade de Medicina, teve que dissecar o cadáver de um homem negro. O espírito desse homem não gostou de ter o seu corpo retalhado pelo estudante, e passou a aparecer-lhe à noite, mostrando-lhe os grandes braços e mãos. Assustado com essas visões, Edson procurou auxílio junto a um Centro Espírita, obtendo orientação para o espírito, que desse modo parou de incomodá-lo.
De acordo com o próprio médium, ele jamais desejou se dedicar à Medicina: preparava-se para o Vestibular de Engenharia, quando um médium o procurou para transmitir-lhe uma mensagem do plano espiritual: deveria dedicar-se à área de Saúde. Obediente, Edson desistiu de seu sonho e ingressou no curso de Medicina, especializando-se em Ginecologia.
O trabalho mediúnico com o Dr. Fritz
Muitos anos mais tarde, em 1979, começou a incorporar o espírito do Dr. Fritz, que, como a Arigó, lhe trouxe reconhecimento e fama: com o aumento do afluxo de pacientes no Centro em que atendia, em Recife, a sua equipe ampliou-se até ao número de oitenta pessoas atendendo o trabalho burocrático.
Nesta fase, as formas de tratamento praticadas pelo Dr. Fritz eram diversificadas:
alguns pacientes recebiam receitas dos medicamentos que deveriam tomar;
outros eram tratados espiritualmente, à distância;
uma boa parte era encaminhada ao Departamento de Passes;
as cirurgias espirituais eram efetuadas em dias marcados, em grupos de até cem pessoas.
As cirurgias eram efetuadas com grande rapidez, caracterizadas por escasso sangramento, os cortes fechados sem suturas e as pessoas raramente sentiam dor. Por vezes eram utilizadas agulhas, através das quais era desmaterializada qualquer substância estranha no interior do local, muitas vezes rematerializada em seguida, do lado de fora do corpo do paciente. Em outras ocasiões, o material sólido liquefazia-se, escorrendo gota a gota pela agulha. Segundo informado pelo Dr. Fritz, o tratamento com agulhas era utilizado nos pacientes que apresentavam problemas espirituais, obsessivos ou de ordem moral.
Uma das características que mais chamavam a atenção no trabalho com o Dr. Fritz, à semelhança do que acontecera com José Arigó, era a aparente falta de assepsia durante os procedimentos. Edson Queiroz chamava esse fenômeno de "fritzação", que descrevia como a inativação da patogenicidade dos micróbios. A rapidez com que o processo de cicatrização ocorria comprovaria esse processo.
Um último aspecto, além da capacidade de diagnóstico, medicação e cirurgia, era a capacidade que o médium apresentava em transferir para alguém de sua escolha, parte de sua eficiência mediúnica.
Infelizmente, não existem estatísticas em relação ao trabalho mediúnico de Edson Queiroz, que chegava a atender centenas de pessoas por dia na Fundação Espírita Adolph Fritz, em Recife.
Problemas com a Justiça e o seu assassinato
Um único paciente teria falecido após ser operado pelo Dr. Fritz pela mediunidade de Edson Queiroz: segundo testemunhas, tratava-se de um caso já desenganado, e que a Medicina convencional se recusara a tratar.
Em 1983, o Conselho Regional de Medicina do Ceará tentou enquadrar o médium na acusação de prática ilegal da Medicina, sem sucesso. Outros processos, pela mesma acusação e por charlatanismo, quase levaram à cassação do seu registro profissional, mas Edson não parou o seu trabalho com os Espíritos. Como Arigó, nada cobrava por sua dedicação e veio a ter morte trágica - assassinado por seu caseiro, José Ricardo da Silva -, o que acabou criando uma lenda em torno de suas figuras.

Bibliografia
DUBUGRAS, Elsie. Um fim trágico para Edson Queiroz. São Paulo: Revista Planeta, n° 230, novembro de 1991, p. 47-49.

TOURINHO, Nazareno. Edson Queiroz, o novo Arigó dos espíritos (2a. ed.). São Bernardo do Campo (SP): Correio Fraterno, 1991. 200p. il.

José Arigo


José Pedro de Freitas (Zé Arigó)


(18.10.1921 - 11.01.1971)

Texto elaborado por José Basílio

Zé Arigó era uma mistura de trabalhador rural com caminhoneiro. Seria difícil imaginá-lo como cirurgião.
Arigó, um dos oito filhos de um sitiante, nasceu em 18 de outubro de 1921. Embora tenha tido uma infância normal, afirma ter sido perseguido por uma luz muito brilhante, que quase o cegava. Depois começou a ouvir uma voz que falava uma língua estrangeira. Com 25 anos, casou-se com Arlete Andre, sua prima de 4º grau, e deixou a casa paterna, indo trabalhar numa mina de ferro. Enquanto os filhos chegavam, um atrás do outro, Arigó começou a ter muitos pesadelos dores de cabeça muito fortes. Nos sonhos, sempre ouvia a mesma voz gutural, num idioma que não entendia. Certa noite, teve um sonho nítido. Estava numa sala de cirurgia, entre médicos e enfermeiras, usando trajes antigos, reunidos em torno de um paciente. Quem dirigia a operação era um homem robusto e calvo, cuja voz era muito familiar a Arigó.
Noite após noite, repetiu-se o mesmo sonho, e, depois de algum tempo, a figura central do pesadelo se apresentou como o Dr. Adolpho Fritz, médico alemão desencarnado durante a 1ª Guerra Mundial, sem completar sua obra na Terra. E ele disse a Arigó que o escolhera como médium que deveria levar a cabo sua obra. Outros espíritos, que tinham sido médicos encarnados, também o ajudariam. Arigó deveria dedicar-se a tarefa de curar os enfermos e aflitos.
Acordando assustado, Arigó pulou da cama e saiu correndo para a rua, aos gritos, nu em pelo. Os parentes e vizinhos o levaram para casa, com muito cuidado, vendo-o chorar copiosamente. Os médicos solicitaram exames clínicos e psicológicos, cujos resultados apontaram para uma situação de plena normalidade, mas os pesadelos e as dores de cabeça continuavam. O pároco da cidade tentou ajudá-lo com sessões de exorcismo (achava o padre que Arigó estivesse endemoninhado), mas não obteve nenhum resultado.
Pressionado pela desagradável situação, Arigó resolveu atender, para experiência, aos pedidos feitos em sonho pelo médico alemão. Tendo encontrado um amigo aleijado, que era obrigado a usar muletas para andar, Arigó se viu de repente gritando:
- Já é tempo de você largar estas muletas!
E arrancando-as, ordenou ao homem que caminhasse, o que ele fez, e continuou a andar perfeitamente deste dia em diante.
Aconteceu que, naquela ocasião, um senador brasileiro, Lúcio Bittencourt, estava fazendo campanha naquele distrito eleitoral, para tentar a reeleição, e também para a eleição de Getúlio Vargas, candidato a Presidente da República, pelo partido trabalhista do Brasil. Os médicos haviam diagnosticado que Lúcio Bittencourt sofria de câncer pulmonar, aconselharam-no a operar-se imediatamente, de preferência nos Estados Unidos. Tinham, na verdade, pouca esperança de êxito na operação.
Resolveu adiar a cirurgia para depois da campanha eleitoral e quando foi a Congonhas do Campo, ficou conhecendo Arigó, que já fora dirigente sindical, e, impressionado com o seu magnetismo convidou-o para participar de um comício em Belo Horizonte, onde ficaram hospedados no mesmo hotel.
Mais tarde, estando Lúcio Bittencourt estendido na cama, pensativo, preocupado com sua moléstia, viu a porta do quarto abrir-se vagarosamente. Um vulto escuro, que lhe parecia ser de Arigó, entrou no quarto a acendeu a luz. Era realmente Arigó, de pé, imóvel, com uma navalha aberta na mão. Estarrecido, o senador tentou sentar-sem mas uma estranha fraqueza dominou-o e ele caiu deitado de costas. Tudo se tornou confuso e afinal escureceu de todo. Na manhã seguinte, ao acordar, verificou que o paletó de seu pijama estava rasgado nas costas e coberto de sangue já coagulado. O câncer fora removido, e, como se confirmou mais tarde, o senador ficou completamente curado.
Apesar da perseguição da Igreja e das autoridades, Arigó fundou uma clínica, onde tratava gratuitamente até duzentas pessoas por dia.
Dois cientistas norte-americanos (Dr. Puahrich e Dr. Belk) vieram especialmente para estudar e testar os fenômenos com Arigó, acompanhados de dois intérpretes da Universidade do Rio de Janeiro.
Jorge Rizzini, conhecido pesquisador espírita brasileiro se ofereceu para filmar qualquer coisa que os americanos julgassem ser uma prova conclusiva. Como, porém, encontrar algo de imediatamente verossímil, que convencesse mesmo os espectadores mais céticos?
O Dr. Puahrich era portador de um tumor, sem caráter maligno, um lipoma, há mais de sete anos, dentro do cotovelo esquerdo, que, apesar de indolor, incomodava um tanto. Uma cirurgia normal levaria cerca de 20 minutos para removê-lo. Depois de angustiosa indecisão, o Dr. Puahrich resolveu pedir a Arigó para extirpar o lipoma. Foram feitos todos os preparativos para a filmagem do evento.
Quando Puahrich chegou a clínica, na manhã seguinte, Arigó virou-se para os pacientes, que já enchiam a sala e perguntou:
- Alguém aí tem um bom canivete brasileiro para usar neste americano?

Embora horrorizado, Puahrich não podia mais recuar. De todos os lados apareceram canivetes. Arigó escolheu um e voltou-se para o paciente:
- Arregace a manga, doutor.
Nervosamente, o americano verificou a colocação da câmera. Rizzini posicionou-se para a filmagem.
- Olhe para lá! - recomendou Arigó.
Alguns segundos depois, Puahrich sentiu na palma da mão algo macio, juntamente com o canivete. Era o lipoma. Olhou para seu braço e notou a parte onde ficava o tumor totalmente desinchada. Havia apenas uma pequena incisão, de menos de cinco centimetros de comprimento e uma pequena quantidade de sangue. O americano experimentou apenas uma vaga sensação e declarou mais tarde:
- Nada senti. Não podia acreditar no que aconteceu e, entretanto, acontecera pois, quanto a isso, não pode haver mais dúvida.
A cirurgia não foi seguida de qualquer infecção e o ferimento cicatrizou completamemte. O filme de Rizzini ficou muito nítido e mostrou que a operação durara apenas cinco segundos. Os americanos não tiveram mais dúvidas e ficaram totalmente convencidos da veracidade dos fenômenos.
Arigó continuou a exercer a medicina, sem jamais aceitar pagamento pelos seus serviços.
Muitas pessoas famosas tiveram contato com Arigó, entre elas, a filha de Juscelino Kubitschek. Apesar de todos os benefícios que Arigó levou aos seus semelhantes, foi preso duas vezes acusado de charlatanismo, mas prosseguiu em sua missão.
Arigó teve um sonho em que previa para breve a sua passagem para o plano espiritual, através de uma morte violenta. No dia 11 de junho de 1971, ele esteve na clínica, como de costume, mas avisou aos seus pacientes que teria que ir a uma cidade vizinha, a fim de apanhar um carro de segunda mão, que acabava de comprar.
E, às 12h23 do dia 11 de janeiro de 1971, o médium Zé Arigó, ao voltar de um sítio perto de Congonhas do Campo - MG, foi acometido por um mal súbito que o fez perder repentinamente o controle de seu carro Opala que, passando a contramão, bateu de frente num veículo do DNER. Na violência do choque, perdeu a vida por traumatismo cerebral. O valoroso Arigó que, durante duas décadas curou ou amenizou enfermidades e males de milhares de pacientes, passava assim para o mundo dos espíritos.


Fonte: Médiuns, Espíritas e Videntes de Frank Renault - Ed. Ediouro.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

DR. FRITZ?

Dr. Fritz


Dr. Adolf Fritz nasceu em 1861, na Polônia e foi criado na Alemanha ; filho de Poloneses Formou como médico na universidade de Berlim.

Foi chamado para os campos de batalha no ano de 1914 e serviu no primeiro ano da guerra . Durante a primeira guerra mundial Dr. Adolf Fritz , trabalhou nos campos de batalha como médico , atendendo aos compatriotas e aliados feridos em combate. Mas se entregou a devassidão e a luxuria, os prisioneiros de guerra que caiam em suas mãos eram usados como cobaias em suas experiências ; com esse procedimento adquiriu grande conhecimento da natureza humana de seus limites e de suas mazelas , adquirindo também grande dívida com a humanidade . Depois de seu desencarne ,vagou por uns tempos até se arrepender dos seus atos e pedir perdão a Deus , que está sempre pronto a nos perdoar, foi recolhida por equipes socorristas do bem. Foi retirado do Umbral, depois da morte por Dr.Bezerra de Menezes, Frei Fabiano de Cristo, Aleijadinho, depois de anos de escuridão; e desde então tem trabalhado na ajuda aos habitantes da terra e se aperfeiçoado em cursos na área da medicina nas escolas do espaço , que estão anos luz à frente da evolução terrestre. Atualmente Dr. Fritz tem feito um aperfeiçoamento em cirurgia sem dor. Após a fase de transição da terra, de mundo de expiação e provas para mundo regenerador, Dr.Fritz deve reencarnar para trazer ao planeta o conhecimento e emprego destas técnicas , gerando grande evolução na medicina terrestre . Enquanto não é chegado o momento ela faz estas cirurgias através de médiuns de efeito físico trazendo a cura e o alívio para aqueles que tem a fé e o merecimento necessário.
Segundo o médium Alexsandro em relato ao Jornal Diário do Nordeste em 1998 , “ a missão de Dr.Fritz na terra ,hoje, esta ligada à remissão de seus pecados ,ele tem uma dívida muito grande , ainda , neste plano espiritual, motivo pelo qual ele trabalha até hoje realizando estas curas. As pessoas que tem recebido o Dr.Fritz em todo o mundo e as equipes de trabalho , são partes de um mesmo carma , adquirido nos tempos da barbárie. Temos que aceitar essa realidade .”
Dr.Fritz e sua legião de soldados foram traídos pelos franceses e surpreendidos pelos russos na batalha de Tainamberg em 1914 , naquele dia muitos soldados morreram nas pontas de baionetas[1], nas trincheiras e com bombas de gás. Dr. Fritz escapara da traição por causa de um soldado que defendera a sua vida dando a dele em troca. Quando um soldado russo atacava Dr. Fritz pelas costas com uma baioneta o soldado colocou seu corpo nas costas de Adolfo Fritz , salvando sua vida e tendo a sua arrebatada pela baioneta que lhe atravessou o coração. Este soldado que deu a vida por Adolf Fritz é hoje o médium Aran. No nosso perispírito ficam marcadas todas as impressões de nossas vidas anteriores, erros e vicissitudes ; quando reencarnamos trazemos alguns destes reflexos para o corpo físico , por isso Aran tem problemas cardíacos .
Os laços de amor são eternos , por isso o grande vínculo entre Dr. Fritz e Aran. Dr.Fritz reconhece o grande feito daquele soldado e frisa que lhe deve a vida.
O grupo sobrevivente daquele ataque incluindo Adolf Fritz morreram dois dias mais tarde,vitimas de uma única bomba,nas trincheiras lamacentas no campo de batalha de Tainamberg, em 1914 . Naquele dia morreram trinta e oito equipes,cento e dez soldados e dois capitães de guerra, , Halsen Fritz e Josefh Braüller Fritz.
Todos estes agora fazem parte da equipe espiritual e terrestre , no trabalho de cura do Dr.Fritz, que ainda trabalha no resgate destas almas encarnadas e desencarnadas.


Biografia Dr. Fritz
Tirado do Knol Beta Pesquisas


http://knol.google.com/k/daniel/biografia-dr-fritz/3vtxi1361wblo/15#

Eu Consigo Meditar........

Há algum tempo atrás  nas reuniões espíritas quando alguém me dizia: feche os olhos imagine alguma coisa, eu não conseguia imaginar nada, não via nada, na realidade eu não conseguia me concentrar para chegar aquele ponto de ver alguma coisa de bom ou estar em um local tranquilo, pois a minha cabeça sempre estava ligada a algum problema, ou contas para pagar ou algo relacionado a família , então como conseguiria relaxar? o máximo que eu conseguia era dormir de cansaço.
Depois de muito tempo comecei a observar que quando eu fazia qualquer coisa ouvindo musicas que relaxam eu me sentia otima, a minha cabeça se abria mais para o entendimento do que estava lendo. Aos poucos fui vendo o bem que aquilo me fazia, depois comecei a dormir com este tipo de musica, ou melhor adicionei este tipo de musica na minha vida. Hoje eu conheço vários site que servem para ensinar a meditar e de musicas para relaxamento, de uma coisa eu sei mudou muito a minha maneira de ouvir as pessoas e coisas.
Faça um teste com este vídeo que coloquei aqui, quanto as musicas vou colocar alguns links.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Acalme a sua mente Meditando.

O QUE É MEDITAÇÃO?


Você já observou o pôr-do-sol, sentou-se à beira do mar ou caminhou numa floresta, sentindo a mais completa paz interior e bem-estar? Estes são os mesmos sentimentos que se sente durante a prática de meditação.


Meditação é um período de tempo que guardamos todos os dias para acalmar a nossa mente. Meditação é uma maneira de diminuirmos o passo, relaxarmos e entrarmos em contato com a parte eterna do nosso ser. No começo da meditação, os pensamentos ficam mais lentos, vindo a parar por completo eventualmente. O ponto mais alto da meditação é um estado chamado "samadhi", onde a mente se une completamente com mundos de perfeita luz. A meditação recarrega nossas energias e nos ajuda a entrar em contato com o nosso ser interior. Sua prática nos traz mais clareza para compreendermos nossa vida diária, para assim podermos determinar mais facilmente o que é correto e benéfico para nós. A meditação nos traz felicidade e energia, nos dando força também para realizar as coisas cotidianas, pois sua prática nos conecta com a força do universo. Com o tempo, a prática contínua da meditação nos leva à Iluminação. A boa nova é que os benefícios da meditação podem ser sentidos imediatamente, logo na primeira sessão.

"Meditação é a ponte entre este e todos os outros níveis de consciência, a prática da meditação lhe traz consciência da sua natureza eternamente iluminada. Pela prática da meditação você verá que a natureza verdadeira do seu eu real, o corpo de luz, é felicidade eterna!”. - Rama



sábado, 21 de agosto de 2010

Nunca desista dos seus sonhos.

Mão Talentosas
Mais uma vez indicando para vocês,um filme que para mim esta no top 10 dos melhores filmes que já assistir, pura lição de vida.
Vale a pena assistir, pois ele mostra que não se deve desistir dos ideais.


O jovem Ben Carson não tinha muita chance. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé seria seu dom – a essência que o levaria a perseguir seu sonho de tornar-se um dos mais importantes neuro cirurgiões do mundo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uma boa leitura, sempre faz bem.

No mês de maio fui a São Paulo, e na volta no aeroporto, entrei numa livraria, e comecei a procurar algo que me chamasse atenção, passei uma vez por um livro que parecia me chamar, quando comecei a ler parecia que estava acontecendo uma mudança na minha cabeça, então resolvi comprar o livro. Simplesmente maravilhoso, eu já via a minha casa como um lar mais após ler este livro comecei a dar mais valor a este temo, meu lar, parece uma coisa boba, mais faz muito sentido a diferença entre casa e lar.
Se voce quer descobrir isto e mudar de opinião com as coisas da sua moradia, então leia este livro:

REFÚGIO PARA O ESPÍRITO
Como Fazer de seu Lar um Porto Seguro neste Mundo Caótico
de Victoria Moran

Vou colocar aqui um trecho do livro para aguçar a curiosidade de vocês.
" Eu acolho este livro agradavel, cheio de sabedoria e sensibilidade ao" lar profundo"que é a paz de curar uma alma perturbada ou trazer encantamento para a vida cotidiana. È bom ouvir alguém que vem pensando criativamente, há muito tempo, na tarefa cotidiana de transformar uma casa num lar, e que reconhece a importância para a alma humana da disposição cuidadosa de objectos, e da limpeza e dos conserto feitos de forma centrada. As tarefas comuns satisfazem os anseios primários e nossa época é preciso que nos lembrem de sua importância.
Fazer compras, limpar e executar tarefas domésticas podem parecer trabalhos monótonos repetitivos, mas essa coisa também dão prazer - um sinal de que ocupam um lugar cativo na vida da alma".

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Casa e Família, Ervas Protetoras.

Casa e Família
Ervas Protectoras
Conheça plantas que formam um verdadeiro "kit protector" à energia da sua casa
As ervas são utilizadas pelo homem desde os mais remotos tempos como fontes de cura e bem-estar. Foi a partir desta sabedoria popular que seu uso se expandiu, passando de pai para filho e despertando interesse científico, o que ampliou ainda mais suas diversas aplicações e efeitos medicinais.
Mas algumas plantas suplantam os efeitos terapêuticos e acabam ficando conhecidas, nas crenças populares, pelos seus poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual, cuja fama vai sendo passada de geração em geração. Mito, crendice, superstição para alguns, o fato é que várias culturas agregam este simbolismo "mágico" a determinadas ervas e as utilizam largamente até os dias atuais.
É o caso da Pimenteira (Capsicum sp.), da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), da Arruda (Ruta graveolens) e da Comigo Ninguém Pode (Dieffenbachia sp.) às quais são atribuídos os efeitos de proteger contra a inveja e o mau-olhado, atrair boas energias e, consequentemente, para auxiliar na limpeza e fortalecimento energético, de pessoas e ambientes.
Para quem deseja se beneficiar de suas propriedades, é aconselhável tê-las plantadas em casa. Suas mudas são facilmente adquiridas e há algumas lojas de plantas que inclusive vendem um vaso com todas as ervas plantadas juntas, incluindo outras como alecrim, manjericão e guiné, formando um verdadeiro "kit protetor".

Comigo-Ninguém-Pode - Seu nome é bem significativo e dispensa maiores explicações, mas acredita-se que ela é capaz de repelir e anular energias negativas. Além disso é uma planta muito bonita e enfeita qualquer ambiente. Só é preciso tomar cuidado quem tem crianças pequenas ou animais domésticos em casa pois é altamente tóxica se ingerida.
Arruda - Talvez a mais conhecida e utilizada. É citada na Bíblia e sabe-se que os europeus costumavam usar um galhinho atrás da orelha como proteção, hábito que se difundiu no Brasil, através dos escravos que aqui chegaram na época da colonização. Apesar de possuir diversas indicações medicinais, seus uso mais difundido mesmo é o de proteção, inclusive através de banhos e defumações.
Espada de São Jorge - Por causa de seu aspecto, com folhas longas e pontudas, foi associada ao poder de cortar vibrações negativas e todo tipo de magia. De fácil cultivo, já que se dão bem em qualquer lugar e não necessitam de nenhum cuidado especial, é comum colocá-las em vasos na entrada de casa.
Pimenta - Diz-se que ao entrar em contato com uma energia ruim ou quando o ambiente está "carregado", a pimenteira seca completamente. Sua característica quente e picante também é associada com o poder de estimular a vitalidade, melhorar o astral da casa e de quem estiver por perto e de atrair boas energias para o amor. Além de servir como amuleto, seu colorido alegre, principalmente em tons de laranja, vermelho e amarelo, dá um toque todo especial à decoração.